Certificados e Patentes

A Declaração de Conformidade da FCC ou a etiqueta FCC ou a marca FCC é uma marca de certificação empregada em produtos eletrónicos fabricados ou vendidos nos Estados Unidos, que certifica que a interferência eletromagnética do dispositivo está dentro dos limites aprovados pela Comissão de Comunicações Federal.

A etiqueta FCC é encontrada até em produtos vendidos fora do território dos EUA, por se tratarem de produtos fabricados nos EUA e depois exportados, ou que são também vendidos nos EUA. Isto torna o rótulo da FCC reconhecível em todo o mundo, até mesmo para pessoas que não conhecem a Comissão de Comunicações Federal.



A definição e o objetivo da diretiva RoHS é bastante simples. A diretiva RoHS tem como objetivo restringir certas substâncias perigosas comumente usadas em equipamentos eletrónicos. Qualquer componente compatível com o RoHS é testado quanto à presença de chumbo (Pb), cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Hex-Cr), bifenilos polibromados (PBB) e éteres difenílicos polibromados (PBDE). Para o cádmio e o crómio hexavalente, deve haver menos de 0,01% da substância em peso ao nível dos materiais homogéneos. Para o chumbo, PBB e PBDE, não deve haver mais do que 0,1% do material, quando calculado pelo peso em materiais homogéneos brutos. Qualquer componente compatível com o RoHS deve possuir 100 ppm ou menos de mercúrio, este mercúrio não pode ser intencionalmente adicionado ao componente. Na UE, alguns equipamentos militares e médicos estão isentos da conformidade com o RoHS.


O C-Tick é uma marca registada de identificação da Autoridade Australiana de Média de Comunicações (ACMA). A marca C-Tick significa que o dispositivo eletrónico rotulado está em conformidade com os requisitos de compatibilidade eletromagnética (EMC) aplicáveis. A marca C-Tick também fornece uma ligação monitorizável entre o equipamento e o fornecedor e é um pré-requisito do governo australiano para o produto ser vendido legalmente na Austrália.


A marca GOST-R é uma marca de certificação obrigatória para todos os produtos elétricos a serem enviados para a Rússia. As leis da Federação Russa estabelecem a conformidade dos produtos em relação às normas de segurança russas (GOST-R). Um produto sem a marca de conformidade GOST-R pode ser rejeitado nas fronteiras da Federação Russa.

O certificado GOST-R é emitido após a avaliação técnica dos produtos da empresa para garantir a conformidade com as normas de segurança russas. O certificado GOST-R é válido por três anos e uma licença para uso da marca GOST-R é válida por um ano e renovada com uma inspeção anual de fábrica.


A Administração Nacional da Propriedade Intelectual, também conhecida como Escritório de Patentes da China, é o escritório de patentes da República Popular da China.

Foi fundado em 1980, como Escritório de Patentes da República Popular da China, antes de mudar seu nome para "Escritório Estatal de Propriedade Intelectual" (SIPO), e depois para "Administração Nacional da Propriedade Intelectual", coordenação abrangente dos assuntos relacionados com estrangeiros no campo da propriedade intelectual

We use cookies to personalize content, customize and analyze advertising and ensure the safe use of the site. By clicking or navigating this site, you consent to the collection of information at www.tiscontrol.com and beyond using cookies. More information are available in the document: Política de Privacidade

OK